1. Tenho Psoríase. Como saber se eu tenho Artrite Psoriásica?
A Artrite Psoriásica se manifesta com inflamação das articulações, com dor ou inchaço nos dedos das mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos e dedos dos pés. Também pode causar dor na sola dos pés (fasciíte plantar), tendinite no calcanhar e dor lombar.
2. Tenho Psoríase ou Artrite Psoriásica. Eu passarei para os meus filhos?
Essa é uma pergunta frequente. Eu costumo dizer que os filhos de pais com Psoríase ou Artrite Psoriásica têm o risco aumentado de ter essas doenças, mas não necessariamente terão. Um estudo canadense mostrou que aproximadamente 1 em cada 10 filhos de pais com Psoríase ou Artrite Psoriásica também tinha a doença.
3. Tenho Psoríase. O que eu posso fazer para prevenir a Artrite Psoriásica?
Esse é um assunto controverso, mas parece que o tratamento da Psoríase e o consequente controle da pele pode ajudar a diminuir o risco da Artrite Psoriásica.
4. Algum tipo de psoríase aumenta mais o risco da Artrite Psoriásica?
Todos os tipos de psoríase estão associados ao maior risco de inflamação das articulações e Artrite Psoriásica, mas a psoríase nas unhas, no couro cabeludo e no sulco interglúteo ainda mais.
5. Posso ter Artrite Psoriásica sem ter a Psoríase?
Essa também é uma dúvida frequente. A resposta é sim, já que 10-20% dos pacientes que têm Artrite Psoriásica não tem o diagnóstico de Psoríase, ou porque desconhecem a doença da pele (estão “escondidas’) ou porque ainda apresentarão no futuro ou porque têm um histórico familiar que predispôs a artrite.