Dr. Murillo Dório – Reumatologista

Osteoartrite (artrose) do quadril: saiba o que é e quais os tratamentos recomendados

1. O que é artrose?

Artrose é o nome popular que damos a uma doença chamada osteoartrite, em que o paciente perde a cartilagem – capa de revestimento da articulação. Essa perda leva a uma sobrecarga e a um desgaste de toda articulação. Como consequência, o paciente sente dor durante sua mobilidade, como exemplo, andar, subir e descer escadas.

2. Quais são os sintomas da artrose no quadril?

A artrose do quadril causa uma dor que em geral é sentida na região da virilha, ou na região anterior do quadril. Essa dor pode irradiar para as coxas, ou eventualmente até para os joelhos, causando perda de funcionalidade do paciente. Ou seja, ele tem dificuldade em todas atividades básicas que envolvem a mobilidade.

3. Quais são as causas da artrose no quadril?

Não existe uma causa especifica definida, mas sim um conjunto de fatores que pode predispor o aparecimento da enfermidade. Existe um componente genético, relacionado com uma predisposição familiar, sobrecarga do peso e a influência da idade avançada. Outros fatores importantes são as alterações da anatomia do quadril, como a alteração do contorno da cabeça do fêmur.

4. Como é feito o diagnóstico da artrose no quadril?

O diagnóstico pode ser baseado nos sintomas: pacientes com mais de 50 anos que sentem dor que piora com o movimento, o que chamamos de dor mecânica, na região do quadril. Exames podem ser solicitados para confirmação, como radiografia e ressonância magnética, porém, muitas vezes não são necessários.

5. Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento envolve a reabilitação física com exercícios, por meio da fisioterapia, caminhadas, musculação, hidroginástica e natação, além da perda de peso. De forma combinada, são utilizados medicamentos como anti-inflamatórios ou, em casos selecionados, alguns suplementos ou nutracêuticos para melhora dos sintomas. A infiltração da articulação com corticoide e o bloqueio dos nervos do quadril também podem ser úteis. Já quando a resposta do paciente não é eficaz a estes tratamentos clínicos iniciais, pode-se indicar a cirurgia do quadril ou artroplastia total, que é a colocação de uma prótese.

6. A artrose no quadril pode ser prevenida?

Para pacientes com alterações anatômicas da cabeça do fêmur ou da conformação do quadril, cirurgias de correção dessas alterações podem ajudar a prevenir a artrose. A combinação de exercícios e perda de peso ajuda a diminuir a sobrecarga.

7. Quais são as perspectivas no longo prazo para os pacientes?

Alguns pacientes têm quadros leves da doença, que não progridem ou pioram com o tempo. Já em casos de pacientes com progressão e dano das articulações, pode haver dificuldade nas atividades diárias. Para aqueles que colocam a prótese, a resposta costuma ser boa, com melhora da dor e da mobilidade.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!